domingo, 13 de abril de 2014

Viagem pelo Centro-Oeste - Preparativos

Por que pedalar pelo Centro-Oeste do Brasil?

Bom, a primeira resposta que me vem a cabeça foi porque queria viajar mais uma vez de bike e há tempos não visitava minha irmã que mora em Rondonópolis-MT.

A segunda é porque tenho uma ligação forte com o interior de SP e adoro o clima, os cheiros e as paisagens da região.

A terceira foram as misturas de várias outras variantes que com certeza iriam me levar a viajar mais uma vez pelo litoral (que também adoro) mas já tinha uma no currículo e queria algo diferente.

Então concluí, por quê não?

Seria uma viagem pelo noroeste paulista, passando pelo Mato Grosso do Sul e entraria no Mato Grosso.

Comecei com as pesquisas básicas e não encontrei quase nenhuma informação sobre alguém que tinha feito este trajeto. Só um ciclista que tinha passado perto mas que tinha uma pegada diferente da minha no qual privilegiava o rendimento diário e eu já sabia que essa não era minha praia.

Pela quantidade de dias que eu tinha de férias (17 no total) comecei a fazer os planejamentos e não teria tempo se quisesse sair de São Paulo e chegar em Rondonópolis distante cerca de 1330km.

Tá, se fizesse 80km por dia daria tempo mas queria passar uns dias com minha irmã e tem o tempo de retorno (pelo menos 24hs de ônibus) e também tem que pensar nos dias de descanso e em alguma eventualidade então essa média aumentaria bastante.

Optei pela facilidade de ter minha mãe que mora em São José do Rio Preto, assim seriam menos 450km.

Mesmo assim também não batia com a média de km que eu queria e já tinha aprendido com a viagem ao Chile que ter uma folga não me deixaria estressado.

Decidi então começar de Votuporanga-SP.

Segundo passo, como chegar até lá?

Poderia ir de ônibus e ficar na casa de uma tia mas mantive a ideia de ir até a casa da minha mãe, quem é sempre uma boa ideia visitar, e no dia da partida meu irmão me levaria até Votuporanga.

Minha mulher estava viajando a trabalho nessa data então convoquei meu sobrinho pra me levar até Rio Preto e assim poderia ir com meu carro e ele traria meu carro de volta pra São Paulo evitando assim o estresse de ir até a rodoviária carregando todo o equipamento.

Saímos então na sexta-feira com destino a Rio Preto, pegamos um belo congestionamento na estrada em virtude de dois acidentes e chegamos de madrugada na casa da minha mãe.

No sábado preparei a bike e curtimos um belo churrasco.

No domingo de manhã saí com meu irmão em direção a Votuporanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário