terça-feira, 23 de julho de 2013

Trazer bicicleta do exterior

Quando eu falo que trouxe minha Giant do exterior muitos ficam espantados e logo perguntam: Mas como? No avião?

Simples, desmontada, na caixa e no compartimento de carga do avião mesmo.

Como foi:

Primeiro todos sabem que Miami é um paraíso de opções, segundo que os preços são bem atrativos, até irresistíveis.

Pesquisei bastante nos sites das lojas de Miami e selecionei as que tinham mais opções. Eu só tinha a intenção que fosse uma Mountain Bike Full Suspension (daquelas que tem suspensão na frente e atrás), se fosse aro 29 seria perfeito, não precisava ser de carbono porque aí extrapolava o quesito orçamento que também estava definido, com uma pequena margem caso a oferta fosse irresistível.

Fiz uma planilha das lojas e um mapa da localização das mesmas pois, como nunca tinha ido pra lá não tinha noção de como era se locomover pela cidade.

Teria dois dias na cidade (e mais um pra perder no aeroporto) porém, eu, único homem, estava acompanhado de 3 mulheres e elas não ficariam felizes em perder um destes preciosos dias em lojas de bicicletas. A escolha correta seria tê-las deixado no Outlet e ido atrás sozinho, mas eu também queria aproveitar as ofertas desses imensos centros de compras pois eu pensava que 2 dias não seriam suficientes, felizmente não sou tão consumista assim e seriam suficientes sim, enfim, fiz a escolha errada e no primeiro dia de manhã fomos todos para a Cycle World Miami.

Chegamos alguns minutos antes da loja abrir e quando abriu vi que era realmente a loja que procurava, tinha de tudo inclusive o mais importante, uma Giant Anthem X4 aro 29, linda e no valor que eu queria pagar!




O Donald (que não pude deixar de associar ao pato) permitiu que eu desse uma volta no estacionamento da loja desde que meu passaporte ficasse com ele (são muito precavidos portanto nunca esqueça de levar seu passaporte nem pra ir na esquina).

Bike definida, só faltava capacete, canivete de ferramentas, sapatilha, Gopro, seus acessórios, luvas, pedais (bike nova e boa nunca inclui pedal!!), pastilhas de freio, ainda esqueci o odômetro e câmbios novos para minhas outras bikes e vários outros itens que deixei de lado visto a imensa pressão que sofria da mulherada que a esta altura já estavam mais que impacientes, algumas delas realmente descontroladas!! Passaria o dia ali fácil!!

Conversei com Donald sobre a possibilidade de fazer uma nota com valor mais baixo por causa dos impostos que teria que pagar pra entrar com a bike no Brasil e ele falou que faria sem problema (lá não é como aqui que deve ser emitida uma Nota Fiscal com número de série que, teoricamente, é acompanhada pela receita), bastava eu falar o valor, que também não poderia ser muito baixo pra não aguçar a curiosidade dos fiscais da Receita Federal. 

Ele ainda se prontificou em "dar uma sujada" na bike pra fingir que era uma bike usada em aluguel e isso justificaria seu preço mais baixo... Não era necessário como vou falar mais abaixo.

A bike ainda teria que ser desmontada e encaixotada então combinei com ele que passaria na loja antes de ir para o aeroporto.

Vamos ao Outlet, mas como o assunto aqui é a bike vou pular essa parte.

Na manhã do dia de ir buscar a bike fui até a loja, que era na direção oposta do hotel e do aeroporto, e congestionamento lá é tão ruim quanto aqui.

Cheguei na loja a caixa já estava prontinha, só aberta pra eu dar uma olhada se estava tudo ok. Confirmei e ele fechou com a maquininha de grampear gigante.

O carro... (com 3 mulheres qualquer carro fica pequeno...) era um SUV da GMC modelo Terrain... até então só tinha a bike, voltei pro hotel e num imenso malabarismo consegui colocar tudo e todas dentro (não cabia literalmente mais uma caixa de KitKat) e partimos pro aeroporto.




Devolvemos o carro, aluguei um carrinho de mão e levei até o ônibus que nos levaria até o terminal. No terminal, outro carrinho e como chegamos cedo já ficamos na fila do check in que a esta altura estava às moscas.

Transportar bicicleta em ônibus, barco ou avião tem sempre um porém... já me pediram nota fiscal da bike, já deixaram eu entrar sem problema, já paguei propina e tinha me informado que algumas companhias aéreas (Gol por exemplo) cobra uma taxa mas não achei nada conclusivo no site da Avianca, só que era permitido.

Estava com 100 dólares separados esperando a tal taxa... a garota pediu pra eu colocar na balança, perguntou o que era e perguntei se tinha que pagar alguma coisa pra transportar bicicleta, ela falou que não e despachou sem problema nenhum, provavelmente porque eu só tinha pra despachar mais uma mala e fiquei dentro da franquia de peso. Respirei aliviado... agora só tinham mais dois problemas, rezar pra bike chegar inteira em Cumbica e passar pela aduana.

Depois de um longo voo com direito a uma escala em Bogotá chegamos a esteira da bagagem... eu não sabia se a bike viria na esteira ou por uma portinha lateral como foi em Santiago... e lá veio a imensa caixa da Giant pela esteira e atraia os olhares de todos que alí estavam esperando suas bagagens... pensei se todo mundo aqui viu, imagina os fiscais...

Também reparei que a caixa foi aberta, não por nenhum dos ratos do aeroporto mas pelo pessoal da TSA (Transport Security Administration) que deixaram uma papeleta informando que a carga foi vistoriada e apesar de não estar faltando nada bem que eles poderiam ter fechado melhor a caixa.

Comprinhas do Dutfree (onde você pode gastar mais U$500,00 sem entrar na cota), e entrei sozinho na fila da fiscalização, já que, já tinha me preparado pra pagar a taxa de importação que funciona assim:

Quando você chega no Brasil de avião (via terrestre a cota é menor) vindo do exterior você pode trazer mercadorias no valor de U$500,00, o que você gastar acima disso você paga 50% do que ultrapassou a cota, ou seja, gastando U$800,00 é taxado os U$300,00 em 50%, você paga U$150,00 de imposto.

Caso você queira dar uma de espertinho e tentar passar sem declarar você pode dar a sorte de não pagar nada de imposto mas se os fiscais te pegam você tem que pagar 100% do excesso mais algumas multas.

Em alguns casos vale realmente correr o risco porque mesmo se você for pego e tiver que pagar os 100% de multa ainda assim fica mais barato do que comprar aqui.

Algumas mercadorias tem taxas diferenciadas como cigarros, bebidas ou livros por exemplo.

Lá estava eu na fila e o fiscal perguntou o que eu estava fazendo alí, respondi que queria pagar o imposto da bicicleta que estava trazendo. Ele então pediu a nota da bike, entreguei a nota que descrevia Bike Giant Demo Sale no valor de U$1300,00 (passei em U$800,00 da cota e teria que pagar U$400,00 de imposto).

O fiscal perguntou o modelo da bike eu disse que era ano 2011 quando na verdade era 2012, então ele saiu com a nota e depois de algum tempo voltou e disse: Vem comigo, não estou encontrando essa bike.

Cheguei na frente de um computador e ele estava no site da Cycle World Miami e ele disse pra eu achar a bike... pensei agora fud...  digitei Giant... apareceram umas 400... digitei Anthen mais umas várias... digitei X4 e apareceu apenas uma, exatamente a mesma só que aro 26 e pra minha sorte com o mesmo valor que estava na nota... ele disse ok, nem olhou a bike e fez os cálculos dos impostos... Fui até uma agencia bancaria que fica aberta 24hs no saguão de desembarque e paguei as taxas, retornei, entreguei o comprovante e uma mocinha fez a documentação legalizando a bike.

Aí você me pergunta, mas você comprou só a bike?? Não, como disse acima tinha câmera filmadora (que você pode trazer 1 sem entrar na cota), capacete, peças, roupas, tênis e etc. Mas como não tinha nada em excesso e resolvi pagar o imposto só fui taxado na bike mesmo.

Saí do desembarque com um sorrisão e minha mulher respirou aliviada pois já achava que eu tinha sido preso.

Cheguei em casa e fiquei surpreso com o cuidado com que a bike foi embalada na Cycle World Miami. Felizmente alguém neste mundo faz as coisas como devem ser feitas o que garantiu que a bike chegasse aqui sem nenhum problema e sem faltar um parafuso.

Moral da estória, entendo que trazer produtos de fora prejudica o mercado interno, causa desemprego e etc, mas pagamos tanto imposto, por toda a vida, que um desconto tão pequenino não prejudica a economia e eu simplesmente não compraria uma bike dessa aqui porque o valor é realmente muito alto!

Vai comprar no Brasil uma bike de R$10.000,00? Dá o dinheiro pra mim que vou buscar pra você uma legalizada e ainda faço um desconto de R$1.000,00.


40 comentários:

  1. Caro Maurício, no caso de trazer uma usada, seria complicado?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marinho.
    Já lí alguma coisa sobre as usadas e não tem muita coisa definitiva.
    Se vc morou fora e traz uma bike ela pode ser considerada como item de mudança e não é cobrada.
    Tem casos de pessoas que levam pneus usados daqui pra fingir que a bike não é nova. E tem fiscais que conhecem essa artimanha.
    Se vc compra uma usada em sua viagem de férias tem o fator da depreciação que vai levar em conta o ano e o estado geral da bike.
    Imagine que vc compra uma bike TOP que nova valha uns US$10000, mesmo ela tendo alguns anos de uso ela ainda vai valer bastante.
    A questão não é se ela é usada ou não... a questão é quanto ela vale.
    Mas TUDO depende do humor do fiscal. Conheço pessoas que foram pedalar em uma competição nos EUA e na volta compraram bikes novas e caras e quando foram passar pela alfandega o fiscal perguntou: Por que tantas bikes? E a resposta foi: Porque somos uma equipe que fomos pra uma competição e passaram sem nenhum problema.
    Quando voltava da viagem na Argentina um fiscal brasileiro olhou minha bike e perguntou se eu tinha comprado fora, eu expliquei que estava viajando de bike e ele deixou passar na boa sem pedir nada. Na fronteira do Chile pra Argentina me pediram a nota fiscal da bike pra ver se era mesmo brasileira e na entrada no Chile foi a mesma coisa.
    Então vc tem que analisar bem.
    O que tenho pra te dizer é, se vc pretende viajar pra fora com a bike eu acho que vale a pena ter a bike legalizada. Se vc não pretende viajar e a bike que vc vai trazer traz traços de bastante utilização eu diria que vale a pena arriscar.
    Qualquer coisa é só perguntar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maurício, tudo certo? Eu estava querendo começar a fazer triathlon e estava precisando de uma bike. Meu irmão está no Canadá em Toronto e vai ficar lá começo de 2015, eu estarei indo pra lá por 2 semanas e queria trazer uma bike de fora. Andei lendo em alguns lugares que se o cara tiver visto de mais de 6 meses a bike pode ser considerada como dele lá e não paga taxa, é isso? Então tava pensando em guardar mais um dinheiro e comprar uma melhor, assim ele trazia ela pra mim, será que funcionaria?
    E caso eu queira trazer uma mais barata, quando chegasse no fiscal eu falaria que era pra uso pessoal de competição? Ou que era do meu irmão e ele me deu de presente e tava trazendo? Algo do tipo, agradeço desde já as informações e o que você puder me ajudar, se souber alguma loja boa nesse lugar também.
    Grato, Lucas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucas!
    Cara, não tenho certeza quanto ao prazo pras coisas que vc adquire em outro país sejam consideradas itens de mudança, eu acho que é 1 ano.
    Como seu irmão vai ficar esse tempo eu ficaria com a opção dele trazer pra vc.
    Nesse meio tempo eu estudaria uma forma de ser enviada em partes ou via naval.
    Quanto ao que vc falou em dizer ao fiscal que é pra uso pessoal de competição, infelizmente não rola... Veja o caso de atletas olímpicos que tb tem dificuldade de trazer equipamentos de ponta. Tem uma série de burocracias pra isso.
    Se vc falar que foi participar de uma competição vc deveria ter a bike legalizada aqui, entenda-se Nota Fiscal nacional, ou seja, a bike saiu e agora está voltando.
    Sobre ser presente a bike tem que ter indícios claros de uso e mesmo assim o fiscal pode embaçar e procurar o preço da bike na internet e aí aplicar uma depreciação e vai depender muito do humor dele... se vc não estiver trazendo muita bagagem é mais fácil de passar.
    Lojas no Canadá eu não conheço mas sei que tem algumas boas, aí o Google pode te ajudar mais.
    Boa sorte e volte pra contar como foi.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cara, acabei de ler seu post e fiquei com esperanças. Quero trazer uma Giant (igual a sua por acaso) de Miami em fevereiro mas a Cia nao permite bagagem com excesso de tamanho. Voce lembra as dimensões da caixa? Eles desmontaram o quadro todo ou so as rodas? No meu caso acho que vou ter que desmontar tudo pra fazer caber nas porcarias das dimensões da Copa Airlines.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudrigu.
    Não tenho as dimensões da caixa não.
    Eles tiraram as rodas e desmontaram a suspensão dianteira e o freio a disco dianteiro.
    O guidão veio no meio do quadro mas com tudo montado (manoplas, freios e trocadores), foi só questão de colocar a suspensão e a mesa.
    Da Copa Airlines realmente não tenho nenhuma informação mas acredito que a caixa não ultrapasse a medida máxima.
    Aqui no Brasil pelo que sei só a m**** da Azul regula e bem a bagagem que vc pode trazer... mas se tratando de uma viagem internacional a aeronave é bem maior.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, peço licença para publicar aqui como foi trazer a minha KTM da Europa. Para quem interessar, acessem o meu blog - noisladecasa.blogspot.com.br.
    Valeu...

    Marcos Valezin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a data do post de como foi trazer a bike da europa ?

      Excluir
  8. Ola mauricio,

    sou estudante de intercambio e estou morando ha um pouco mais de um ano no canada. Eu quero trazer a minha bike pro brasil, mas nao seie exatamente como funciona para despacha-la junto com a mala, E aconselhavel so vir com uma mala caso eu queria trazer a bicicleta? Em qual companhia aerea vc viajou? Pq eu vi por exemplo que a air canada cobra 50 dolares extras + imposto so para despachar a bicicleta, mesmo que ja esteja contando como mala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudante, isso varia muito de companhia pra companhia. Na Avianca como eu disse no blog não paguei nada.
      No voo que fiz de NY pra Miami pela Delta Air Lines a bagagem permitida era muito pouca e a taxa de excesso era alta. Ainda bem que não tinha comprado a bike ainda.
      Se não me falha a memória o peso permitido da bagagem em viagem internacional é de 43kg. Mande um email pra Air Canadá questionando se a bike vai entrar nessa franquia de peso.
      Se falarem que não aí vc pode trazer a bike e mais uma ou duas malas até esse limite de peso. Se falarem que sim e que a cobrança é devido a proporção da caixa aí sua bagagem pessoal e a bike tem que ficar nesses 43kg pra vc não ter que pagar mais excesso de bagagem.
      Como disse, cada Cia tem sua regra. Aqui na TAM vc não paga (ou não pagava pelo menos), na Gol paga R$100,00 (talvez possa ter aumentado), na Azul esquece, acho que eles vão te cobrar o preço de outra passagem.
      Abraço.

      Excluir
  9. grande!! estou pensando em pedir a minha irmã para trazer uma bike que custa 350 dolares. Nesse caso (preço realmente minusculo) o que voce acha que acontecera? qual seria o procedimento dela aqui na chegada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, ela pode trazer até 500 dólares sem ser taxada. Se ela trouxer só a bike e uma mala pessoal (até duas, vai...) é tranquilo, só pegar na esteira e sair de boa sem crise nenhuma.

      Excluir
  10. Maurício, parabéns pelo blog e muito obrigado pelas dicas. Assim como o "Estudante", também estou morando no exterior (Austrália) em intercâmbio há quase um ano e meio e pretendo trazer a bike que adquiri aqui há mais de um ano. Poderias me aconselhar em relação possíveis taxas ou complicações com a alfândega? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Maurício Boa Noite, Estou indo aos Estados Unidos, passarei 4 meses em intercâmbio, pedalo a muito tempo, estou querendo trazer uma spz rockhopper, a bike custa 1100 dólares, logo pagarei 300 de taxa (50% em cima do que ultrapassa a cota ), a minha dúvida é a seguinte.
    Se eu declarar a bike, pagar o imposto e tal, mesmo assim eles passam a mala no Scanner ? pq pretendo trazer uma mala só e a bike, mas eles são chatos e se implicarem com algo na mala, pode sair do orçamento.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Roger.
      Sim, a bike passa pelo raio X assim como suas malas mas quem vai vistoriar sua bagagem é o fiscal da receita federal e não o cara da esteira.
      A dica é, não exagere. Não adianta falar que quer pagar imposto da bike enquanto traz com você meia dúzia de outras malas que eles vão crescer o olho sim.
      Na hora de passar na fiscalização além da bike eu estava com uma mala grande, uma mala que se pode levar a bordo da aeronave, mais as compras do Dufree que não entram na cota.
      Qualquer coisa estamos aí.

      Excluir
  13. Maurício, boa noite.

    Minha irmã é americana e casada com um. Ela irá nos visitar (aqui no Brasil) em breve. Estou pensando muito em adquirir uma SPZ de U$1.800. Bom, considerando que eles são americanos (minha irmã e meu cunhado - minha irmã naturalizou, ele é nato) peço a ele que compre a bike, suje-a com lama, terra etc e guarde-a numa mala-bike. Nesse caso, há algum empecilho que ele possa ter ou não terá problemas? Pra "melhorar" estou pensando em inscrever meu cunhado em uma etapa de MTB so pra reforçar a ideia de competir aqui. O que me diz? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.
      Essa é uma boa pergunta.
      Pensei no caso de algum estrangeiro que queira mesmo trazer sua bike pra pedalar por aqui se ele preenche alguma guia pra apresentar na hora da saída mas eu nunca li nada sobre isso.
      Certa vez assistindo ao programa Aeroporto 24hs que passava num canal de tv por assinatura e mostrava o cotidiano do aeroporto de Cumbica uma vez um fiscal barrou um americano com alguns equipamentos eletrônicos e este acabou preso por desacato.
      Neste caso o valor dos equipamentos era coisa de uns 20 mil reais.
      Acho que sua ideia de colocar ele em uma prova é válida mas, novamente, não sei se ele tem que preencher algum documento e apresentar a bike na saída do país e como a bike é despachada antes de passar por qualquer barreira da aduana realmente não sei como isso funcionaria.
      Quando entrei no Chile como a bike estava na caixa que passou pelo raio X eu apresentei a NF da bike mas não preenchi nada, quando saí o fiscal podia ver minha bike e nem questionou nada.
      Quando entrei na Argentina também tive que mostrar a NF mas a bike ficou pro lado de fora da aduana e quando saí da Argentina a bike estava na caixa que poderia estar cheia de papel e novamente não perguntaram nada.
      Se puder voltar aqui e contar como se desenrolou essa história eu ficaria muito grato.

      Excluir
  14. Se custar usd 500, ainda sim preciso declarar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que você não traga mais nada a resposta é não... não precisa declarar.

      Excluir
  15. Tenho um parente com desconto na Specialized de 40% (ele tem uma loja e faz rental de bikes).. Se eu comprar dele uma Allez sport que no site esta a USD 970, ele consegue vender para mim por 582 dolares devido o desconto. Na hora de declarar se o fiscal for olhar o valor da bike em sites ele vai encontrar 970 USD mas na minha nota seria 582USD.. da merda ? Bike nova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto vai depender muito do fiscal. Como tá no post, a nota na loja eles lançam do valor que você pedir, se o fiscal vai engolir é outra coisa, como no meu caso que ele foi consultar no site da loja.
      No seu caso, se vc tiver como provar que ele é seu cunhado, que é dono da loja, que pode fazer esse desconto, eu arriscaria passar sem declarar, claro, depende das outras coisas que vc está trazendo também (quantidade de malas).
      Boa sorte.

      Excluir
  16. Um irmao meu.mora nos EUA, esta voltando, comprei uma bike de uma equipe profissional usada, sera que é melhor pagar logo a taxa ou ele trazer como mudança dele mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver quanto tempo ele morou nos EUA, o que mais ele vai trazer, o valor da bike nova, se tem como comprovar que a bike é usada, coisas como riscos, desgastes pode arriscar.

      Excluir
  17. Olá Maurício. Estou morando no Canadá a intercâmbio. Estarei comprando uma bike em dezembro que irá custar CAD $2,500.00. Irei usar a bike aqui por 2 meses e estarei voltando pro Brasil em fevereiro e quero levar ela. Irei ficar no total 6 meses aqui. Estava pensando em não declarar a bike, pois já vai estar usada por 2 meses e estou vindo de um intercâmbio e não turismo. Essa seria uma boa opção? Obrigado. VICTOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor. Olha, pelo que andei lendo pra ser considerado mudança a pessoa tem que passar pelo menos 1 ano fora o que não é o seu caso mesmo não sendo uma viagem de turismo. Se vc quiser arriscar tente pegar uma nota de valor menor, tirar umas fotos em passeio com a bike mostrando que vc realmente usou, tenha em mãos toda a documentação que comprove seu intercâmbio e arrisque.
      Boa sorte.

      Excluir
  18. Ola Mauricio, eu estou morando no EUA e vou ficar aqui por 14 meses no total. Eu comprei uma specialized usada de um conhecido aqui, mas infelizmente nao tenho nota fiscal. Quando eu voltar vou conseguir passar pela alfandega? Vou ter alguma problema quanto a isso?? oque vce me aconselha?! obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Maurício
    Queria q vc tirase uma dúvida minha
    Estou em Portugal e tem uma bike aki q custa 300 euros ela entra na cota dos 500 dolares e entro de boa ou terei q pagar as taxas
    Vlw

    ResponderExcluir
  20. Maurício
    Queria q vc tirase uma dúvida minha
    Estou em Portugal e tem uma bike aki q custa 300 euros ela entra na cota dos 500 dolares e entro de boa ou terei q pagar as taxas
    Vlw

    ResponderExcluir
  21. Eu viajei de Santa Catarina Brasil com 2 bikes para Porto Portugal, passando ainda por MAdrid Espanha. Fica aqui minha "experiencia"
    http://blogdozipi.blogspot.pt/2015/11/preparando-sua-bicicleta-para-uma.html

    ResponderExcluir
  22. Eu viajei de Santa Catarina Brasil com 2 bikes para Porto Portugal, passando ainda por MAdrid Espanha. Fica aqui minha "experiencia"
    http://blogdozipi.blogspot.pt/2015/11/preparando-sua-bicicleta-para-uma.html

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu pretendo comprar uma bicicleta usada na itália para passear. Vai ser coisa simples, tipo 100-150 euros. O que você acha que acontece nesse caso quando eu for entrar no Brasil com a bike?

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu pretendo comprar uma bicicleta usada na itália para passear. Vai ser coisa simples, tipo 100-150 euros. O que você acha que acontece nesse caso quando eu for entrar no Brasil com a bike?

    ResponderExcluir
  25. Maurício, gostaria de saber de alguma rede social sua (facebook, instagram) para tirar algumas duvidas com você.

    ResponderExcluir
  26. Tenho interesse em comprar uma bike que vi no Aliexpress, custa $ 1.400,00 já com o frete. Quanto pagarei a mais de impostos?

    Observação: Sou marinheiro de primeira viagem, não entendo do assunto. Desde já, grato!

    ResponderExcluir
  27. Muito bom seu relato.. bora comprar fora!

    ResponderExcluir
  28. E como seria, Maurício, viajar por 47 dias em férias para a Itália, ganhar de seu padrinho um bike de presente de aniversário para usar lá e depois trazer pra cá? Não encontro nada nesse sentido. Sabe como funciona PRESENTES fora da cota? É possível?

    ResponderExcluir
  29. Também não tenho certeza, sei que presentes enviados por encomenda pelos Correios tinha limite de US$50,00 (acho que aumentou para US$100,00). Mas no seu caso não tenho ideia se essa regra se aplica.

    ResponderExcluir