sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ir trabalhar de bike

Quando falo pras pessoas que uso a bicicleta para ir ao trabalho normalmente escuto duas perguntas:
1 - Mas não é perigoso?
2 - Como você faz pra tomar banho?

Bom, 100% seguro realmente não é mas, de carro, ônibus ou a pé também não!

Eu acredito que viver já é um risco.

Você tem absoluta certeza que vai voltar pra casa todos os dias?

Certamente não, ou se acha que tem sabe que está se enganando.

Infelizmente algum dia não voltaremos.

Andar de bicicleta pra mim é viver.

Ficar em casa com medo de que algo possa te acontecer te tira uma boa porcentagem da vida.

Como dizia Raul Seixas: "Como as pedras imóveis na praia eu fico ao seu lado, sem saber, dos amores que a vida me trouxe e eu não pude viver"

Tá, também acho louco quem faz Base Jump mas, confesso que no fundo sinto uma invejinha de não ter a coragem de fazer o que esses doidos fazem. Nesse ponto perco um pouco da minha vida em não poder viver a emoção que eles sentem.

O medo sim é importante.

Certa vez em uma aula do curso de eletricista que fiz no Senai o professor perguntou:

Quem tem medo de tomar choque?

Como jovens alunos de um curso que trabalharia com eletricidade tínhamos o ímpeto de imaginar que não deveríamos ter medo de choque e a maioria respondeu que não tinha.

E ele respondeu: Vocês estão errados!

Vocês tem que ter medo sempre. É uma coisa que pode te matar.

O que vocês tem que ter é respeito e saber o que estão fazendo.

Quando venho trabalhar de carro muitas vezes me estresso, sinto a pulsação disparar, a boca fica seca quando acontece algum susto, quando vejo alguém atrapalhando o trânsito de sacanagem ou por falta de noção mesmo fico muito puto estressado. E isso não me faz bem.

De ônibus me irrita ficar parado esperando normalmente o tempo que de bike eu gastaria pra estar em casa. Acho uma perda de tempo inadmissível. Isso sem falar em ônibus lotado, com gente gritando ao celular ou se encostando desnecessariamente em você.

A pé nem sempre é possível mas também não é nada fácil a disputa com a falta de educação de motoristas, com as calçadas cheias de entulho, desníveis ou buracos.

Enquanto eu tiver a oportunidade de ir de bike, eu irei!

Quanto a segunda pergunta, essa eu acho mais difícil de resolver porque não basta sua vontade, depende da possibilidade da empresa que vc trabalha disponibilizar o espaço pra vc tomar banho e guardar a bike.

Eu felizmente tive sorte pois as últimas empresas que trabalhei eram em casas ou sobrados adaptados para empresas e como são casas grandes normalmente têm a suíte que apesar de ter se transformado em algum departamento ainda tem como instalar um chuveiro.

Confesso que nem sempre estão em condições de uso mas se vc chegar com jeitinho, conversando muitas empresas estão dispostas a colaborar principalmente pela onda do movimento do pedal mas também por ver que quem vai de bike normalmente chega no mesmo horário independente de chuva, trânsito caótico ou greve de ônibus ou metrô.

Quanto ao comentário mas vc não chega suado?

Claro que sim, a um quarteirão de casa já começo a suar mas no calor humano do metrô vc não chega a suar?? Quantas vezes eu pinguei de suor dentro de um ônibus parado e parecia que estava descolando do banco quando levantava?!

Na primeira empresa quando comecei a ir de bike não tinha o espaço preparado então tomava banho tcheco usando a pia do banheiro mesmo.

Até que se sensibilizaram e limparam o espaço destinado ao Box no banheiro e instalei o chuveiro e comprei com meu dinheiro uma cortininha no box.

Era uma empresa próxima ao parque do Ibirapuera e com a minha presença acredito que inspirei alguns dos diretores que deixaram de fumar, passaram a se dedicar a correr ou caminhar e por vezes quando chegava pra tomar banho uma fila se formava na porta do banheiro!

Parece bobeira mas não é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário